IV Congresso Internacional de História Regional

Já está disponível para leitura a terceira circular do IV Congresso Internacional de História Regional – “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”, evento que será realizado na UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ) entre os dias 11, 12 e 13 de junho de 2018. O IV Congresso Internacional de História Regional “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai” pretende ser um evento bianual, organizado pelos cursos de graduação em História, Geografia, Turismo e o Mestrado em Geografia do CPAQ, e do Mestrado em Estudos Fronteiriços do Câmpus do Pantanal da UFMS.

Tem como principal característica a interdisciplinaridade, ou seja, o respeito e o interesse pela diversidade de temas ligados à Guerra do Paraguai e à Consolidação dos Estados Nacionais que fazem parte da Bacia Platina, desta forma, garantindo a pluralidade temática e atraindo participantes de outras unidades da federação e dos países platinos. O Evento propõe estimular novas discussões sobre o tema da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e seus desdobramentos posteriores, no intuito de buscar uma interpretação supranacional a respeito de um evento de fundamental importância para a conformação territorial e geopolítica da região platina, em particular, e da América do Sul. Isso porque, no geral, os episódios relacionados à Guerra são apreendidos parcialmente na esfera da reconstituição política das histórias nacionais brasileira, argentina, paraguaia e uruguaia, fazendo com que importantes processos de interdependência e interinfluência política, econômica, demográfica ambiental, cultural e social sejam minimizados e, não raro, ignorados.

De fato, passados 150 anos da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, a região platina enseja, na contemporaneidade, uma diversidade territorial, um espaço de contradições, representações sociais divergentes e convergentes, percepções difusas, multiculturalismo, difusão de línguas e identidades. São essas algumas das questões que o IV Congresso Internacional de História Regional “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai” pretende debater com o público participante, por meio da produção científica construída por pesquisadores brasileiros e aqueles oriundos dos países platinos. O evento será realizado entre os dias 11, 12 e 13 de junho, nas dependências do CPAQ. Para quaisquer dúvidas, entre em contato pelo e-mail ivcongressointernacional@hotmail.com ou pelos telefones 067 99944-9165 ou 067 99138-1183.


Para mais informações, clique aqui e confira a terceira circular do IV Congresso Internacional de História Regional.