Apresentação
Temos o prazer de anunciar o lançamento do site da ADHILAC - seção Brasil, integrado á ADHILAC Internacional, cumprindo assim, mais uma etapa da retomada desta associação em nosso país.
Assumimos o compromisso de organizar tal site no X Congresso Internacional da ADHILAC, realizado em Santo Domingo, na Republica Dominicana no período de 14 a 17 de Junho de 2011. O desafio foi lançado pela diretoria da ADHILAC, em resposta á solicitação de historiadores brasileiros lá presentes, pois o numero de historiadores brasileiros e pesquisadores acadêmicos de áreas afins, vem crescendo a cada encontro, assim como o envio de textos para publicação na Revista da associação, a Ariadna Tucma – revista Latinoamericana, decorrente também do crescente interesse, no Brasil, pelos temas afetos á região.

Infelizmente, os problemas já apontados pelo saudoso colega, José Roberto do Amaral Lapa (1929-2000) (Link ), um dos fundadores da ADHILAC, há mais de 20 anos se mantém e só agora, graças á iniciativa de outro colega, Anderson Brettas, do Instituto Federal doe Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, em Uberaba, MG, foi possível cumprir a primeira etapa dessa missão.

O objetivo deste site continua a ser o “de envidar esforços para congregar, fortalecer e divulgar o trabalho, a produção, o ensino, a consciência e a prática social de nossa comunidade de historiadores latino-americanos e caribenhos”. A pertinência de tais intentos, se expressa também pela continuidade dos esforços de integração econômico, social e culturalmente da comunidade latino-americana e caribenha e, particularmente, do Brasil na região, esforços estes revelador, entre outros aspectos de um eterno redescobrir-se nas identidades postas historicamente.

Um redescobrir sistemático que se põe também quando se amplia a integração de historiadores brasileiros com os de outros países latino-americanos a partir de temas de investigação, de núcleos ou grupos de estudos, com a facilitação de contatos para intercâmbios de estudos e pesquisas, entre outras atividades de pesquisa e ensino. Tal integração é mais uma razão para a existência da presente ferramenta de comunicação, que hora colocamos á disposição dos colegas.

Esperamos também que a ampliação de nossa comunicação viabilize a realização de congressos, simpósios e encontros vários da ADHILAC no Brasil, pois o último. Embora o último evento da ADHILAC no Brasil tenha ocorrido em outubro de 1990, o numero de historiadores associados não parou de crescer, principalmente pela oportunidade oferecida pelos congressos, encontros, simpósios, cuja periodicidade a diretoria internacional tem conseguido manter em colaboração com os esforços das seções regionais.

Por ultimo queremos ainda render nossa homenagem ao historiador John Manuel Monteiro, falecido em um acidente com o ônibus em que viajava de Campina a São Paulo, em 2013, quando ainda era diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que integrou a direção da ADHILAC internacional na gestão iniciada em 1994.

Pretendemos, com isto, dar continuidade ás iniciativas de José Luis Bendicho Beired, da UNESP de Assis, que compôs a diretoria no período iniciado em 2001 e á Profa. Dra. Jane Soares de Almeida, atualmente na Universidade de Sorocaba, após sua aposentadoria na UNESP.

Prof.ªDr.ª Vera Lúcia Vieira
Vice-presidente da Adhilac