TIAGO BOTELHO

Tiago Botelho nasceu em 1976 na cidade de Brasília, iniciando suas atividades culturais com a edição de fanzines, reunindo no início dos anos 90 toda uma geração de desenhistas e poetas alternativos. Também nessa época, realizou suas primeiras pinturas murais pelas ruas da capital, em seguida graduou-se em Artes Visuais pela Universidade de Brasília em 2002.

Botelho já participou de diversas exposições individuais e coletivas, em espaços como o Museu Nacional da República, Espaço Piloto, Casa da Cultura da América Latina, Galeria Rubem Valentim, integrando a comitiva de artistas brasilienses na programação co-lateral da XII Bienal de Havana,Cuba, em Maio de 2015. O artista também atua constantemente em projetos nacionais e internacionais de moda, teatro, ecologia, saúde e música.

Sua maior motivação é aprofundar-se na origem dos signos. O artista procura conciliar as técnicas artísticas contemporâneas e as culturas visuais arcaicas, fazendo uma ponte entre campos de investigação ligados ao crescente cosmopolitismo global e as tradições ancestrais de sabedoria, englobando em sua produção visual tanto aspectos gráficos quanto pictóricos.

Para nosso Congresso, estamos usando a série de seus retratos Falanges, pinturas feitas em 2015, com óleo sobre tela. A trama linear dos retratos busca o ponto de fusão entre o gráfico (linha) e o cromático (cor) criando dessa forma trajetórias de cores simétricas, contrastantes e intercaladas. A série participou da exposição “Acercamientos”, como parte da programação da XII Bienal de Havana, em maio de 2015.

Site: tiagobotelho.org

home